De peixe piau à vestido de noiva: estudantes trazem autoralidade, ancestralidade e excelência no 19º Piauilismo

spot_img

Na noite da última segunda-feira (16), o hall do Teresina Shopping, bairro Noivos, foi iluminado com a criatividade dos estudantes do Curso de Bacharelado em Moda Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em meio a muitos aplausos e gritos de euforia, a passarela do 19° Piauilismo brilhou com criações autorais dos novos nomes da moda desenvolvidos por meio da Universidade. O evento é produzido por estudantes da disciplina de Montagem de Desfile e Curadoria como atividade prática do currículo, o evento ocorre todo semestre e expõe peças criadas por estudantes das disciplinas de Projeto de Coleção 1 e 2.

Vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Miranda

Representando a Administração Superior, o vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Miranda, declarou que o desfile é um momento de parabenizar os estudantes da UFPI pelo seu empenho, assim como os professores e técnicos envolvidos direta e indiretamente na produção do Piauilismo.

“É um evento importante para mostrar o trabalho produzido na UFPI. Vamos poder atrair grupos de empresários que possam fortalecer as parcerias já existentes e fomentar também a possibilidade de novas colaborações. Com esse trabalho que os alunos apresentaram, vamos chamar a atenção da comunidade externa e esperamos fortalecer as nossas parcerias”, complementou o professor Edmilson.

Coordenadora do curso de Moda da UFPI, professora Simone Albuquerque

A coordenadora do curso de Moda da UFPI, professora Simone Albuquerque, explica que o evento conta com alunos de outros períodos do curso, atuando enquanto voluntários na organização e adquirindo o primeiro contato com o Piauilismo. Acrescenta que o desfile é também um momento de apresentar os novos talentos da moda ao mercado, por isso, executado em locais comerciais de alto fluxo da cidade.

Conforme afirma Simone, o tema deste ano, Futuro Ancestral, teve por objetivo aliar a produção dos estudantes ao que é pautado na Moda atualmente, especialmente em uma perspectiva de entender o papel dessa área do conhecimento em associar a evolução do mercado de vestuário e acessórios à sustentabilidade. “Hoje a moda é uma das indústrias que mais polui, por isso estamos buscamos criar uma moda mais lenta, que é chamada ‘slow fashion’, em busca de uma produção que polua menos o meio ambiente e que as pessoas fiquem mais conscientes sobre o descarte, sobre a compra dessas peças. Então, há um resgate do artesanato no sentido de valorizar tanto a cultura como aquela peça que ele está comprando”, conclui.

Passarela

O desfile teve início com a exposição de peças comerciais idealizadas e produzidas pelos estudantes do curso. As peças demonstram o talento e o profissionalismo cultivados pela Universidade por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que simultaneamente capacita os estudantes para atividades educacionais, artísticas e para o mercado de trabalho.

Pausa! Após a exposição das peças comerciais, a passarela foi tomada por uma apresentação de ballroom durante o intervalo que antecedeu o desfile das peças autorais. O Ballroom é um estilo que une desfile e dança vogue na passarela, com origem que remonta a casas de acolhimento e entretenimento para a comunidade LGBTQIANP+ negra e periférica dos Estados Unidos dos anos 1980.

De volta ao desfile, a dança continuou, com cada pedaço de tecido performando e ganhando aplausos e gritos da plateia. As peças autorais trouxeram as ideias, os estilos e as visões dos estudantes. Peças que remetiam à cultura otaku, valorizavam a natureza local do Piauí, abriam espaço para à diversidade e liberdade sexual e de gênero.

Inspirações

As temáticas foram diversas, moda otaku, lingerie, vestido de noivas, roupas de banho, estilos diversos costurados com técnicas diversas também, desde o crochê até o uso de quadro lenticular (aqueles quadros que tem na casa da vovó que uma imagem vira outra com o movimento). Tecidos leves e pesados, casacos, calças, vestidos, biquínis, roupa de academia. A diversidade de visões, ideias e estilos foi o fio condutor do desfile.

No Teresina Shopping, o Piauilismo permanece até o dia 18, com a exposição dos croquis e das peças apresentadas no desfile. Nela, você poderá conhecer um pouco mais sobre o processo criativo e as inspirações dos estudantes para a concepção das peças expostas produzidas. 

O 19º Piauilismo contou com a presença do pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), professor Emídio Marques; da pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Gardênia Pinheiro; do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), professor Rodrigo Veras; e da diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Eliana Alencar. 

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Defesa Civil intensifica monitoramento após chuvas intensas em diversas regiões do Piauí

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) monitorou de forma contínua as condições atmosféricas nas últimas 72 horas e, em consonância...

Rally Piocerá/Cerapió: com chegada em Teresina na próxima sexta (30), evento fortalece turismo e impulsiona economia do Piauí

O Piauí sediará, na próxima sexta-feira (30), em Teresina, a chegada do Rally Piocerá/Cerapió, um dos maiores eventos de rally/enduro do Brasil. A realização...

Polícia Militar do Piauí destrói armadilhas ilegais e devolve peixes ao rio durante Operação Piracema em União

A Polícia Militar do Piauí, por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), realizou nessa quarta-feira (21) mais uma ação da Operação Piracema no...

Inscrições para o maior concurso da Seduc-PI são prorrogadas; 4 mil vagas para professores

As inscrições para o concurso público para professor da educação básica estadual da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) foram prorrogadas até às 18h...