Artesanato do Piauí ganha espaço na maior feira da América Latina

spot_img

O talento e a tradição do artesanato piauiense estão em destaque na 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que segue até o próximo domingo (20), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Reconhecida como a maior feira do segmento na América Latina, a Fenearte reúne mais de cinco mil expositores de todo o Brasil e de países convidados.

O Piauí participa desta edição com seis artesãos individuais e uma associação cooperativa, levando ao público peças que refletem a técnica, a história e a cultura do estado. No estande piauiense, os visitantes encontram arte santeira, bordados, joias em opala e biojoias — representações autênticas da identidade cultural do povo piauiense.

A artesã Ana Paula, que expõe seus bordados na feira, destaca a importância da participação no evento. “Como é a maior feira da América Latina, vem gente de todo lugar, inclusive do exterior. Então, é uma visibilidade muito boa para o artesanato piauiense”, afirma. Ela também ressalta o impacto econômico direto: “Participar de um evento como esse fortalece o bordado e gera renda para as mulheres do projeto. Quanto mais vendemos, mais elas produzem e mais renda entra para o município”.

A Fenearte também é palco para oficinas, apresentações culturais e trocas de experiências entre artesãos de diferentes regiões, contribuindo para a valorização da economia criativa e do saber tradicional.

O coordenador do estande do Piauí, Tiago Mendes, reforça o papel estratégico da feira. “A Fenearte é uma feira esperada por artesãos de norte a sul do Piauí. Participamos de todas as 25 edições. É um evento que traz milhares de visitantes e garante uma visibilidade muito grande. O estande do Piauí é sempre um dos mais visitados, tanto pela beleza das peças quanto pela receptividade com o público”, destaca.

Com programação diversificada que inclui desfiles de moda artesanal, mostras de arte popular e uma intensa agenda cultural, a Fenearte reafirma seu papel como vitrine para a produção artesanal brasileira, estimulando o empreendedorismo e o intercâmbio entre criadores e apreciadores da arte popular.

Fonte: info newss

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí. Nesta sexta-feira,...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...