
A Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou nesta quarta-feira (09), em segunda votação durante sessão plenária, o projeto de lei do vereador Leôndidas Júnior (PSB) que obriga que 50% dos recursos destinados pelo poder municipal para custear shows e eventos culturais sejam direcionados para artistas e bandas locais. O texto agora segue para análise do prefeito Silvio Mendes, que pode vetar ou sancionar o projeto.
O objetivo da proposta é garantir que a prefeitura de Teresina valorize e incentive o crescimento dos artistas da terra, que fazem parte de uma cadeia produtiva que gera não apenas lazer, mas também emprego e renda para milhares de profissionais.
Leôndidas Júnior destacou que há uma reclamação recorrente dos músicos da capital. Segundo representantes da categoria, é comum a prefeitura contratar bandas tradicionais, enquanto os artistas locais recebem, juntos, apenas 10% dos valores destinados às atrações nacionais. “É preciso valorizar o talento e o esforço dos artistas teresinenses, principalmente quando tratamos da aplicação de recurso público. É um setor que emprega muitos profissionais, talentosos, que buscam reconhecimento”, explica o parlamentar.