Em Teresina, o dia de Corpus Christi será marcado pela tradicional confecção de tapetes, missas e procissão. Neste ano, a celebração traz como tema “O pão da vida e da esperança”, inspirado na passagem do Evangelho de João. A proposta é convidar os fiéis a refletirem sobre a Eucaristia como fonte de vida nova, esperança para os tempos difíceis e alimento para o caminho da fé.
A festividade, uma das mais importantes do calendário litúrgico católico, tem início nesta quarta-feira (18), com a confecção de aproximadamente 1.580 metros de tapetes, que passarão por várias ruas do Centro da Capital e vão ilustrar os eixos temáticos do novo Plano de Pastoral da Arquidiocese, de forma catequética e visual.
Segundo o coordenador geral da ação, padre Valdiano Araújo, a proposta é transformar a fé em arte coletiva, inspirada nas etapas da Iniciação à Vida Cristã segundo o modelo catecumenal. “Cada trecho será uma catequese a céu aberto, representando o conteúdo do Plano Pastoral de forma simples, bela e acessível, para que todos possam rezar, aprender e participar”, destaca o religioso.
Para a confecção dos tapetes será necessária a intervenção no trânsito a partir das 18h, desta quarta-feira. Durante a noite, haverá um momento de adoração na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, proporcionando aos fiéis um espaço de oração enquanto os tapetes são preparados.
Os tapetes serão organizados em cinco blocos temáticos, de acordo com o Plano Arquidiocesano de Pastoral:
Bloco 1 (Rua Félix Pacheco): Pré-Catecumenato, com temas como o Querigma e a Santíssima Trindade;
Bloco 2 (Rua Rui Barbosa): Purificação e Iluminação, com foco na Quaresma e nos Sacramentos da Cura;
Bloco 3 (Ruas José dos Santos e Silva e Davi Caldas): Catequese propriamente dita, abordando o Credo, a Missa e os meses temáticos;
Bloco 4 (Início da Avenida Antonino Freire): Continuação da etapa da iluminação e purificação, com passagens como a da Samaritana e a ressurreição de Lázaro;
Bloco 5 (encerramento do percurso): Dedicado à Mistagogia, representando a vivência da fé na comunidade
Já na manhã do dia 19, às 9h, será celebrada uma missa especial dedicada aos voluntários das equipes de trabalho. À tarde, às 16h, no adro da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, será celebrada a Santa Missa presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques. Em seguida, os fiéis seguirão em procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do Centro até a Igreja São Benedito, onde haverá o sermão e a bênção solene.

Foto: reprodução
Para o padre Klebert Viana, a celebração de Corpus Christi tem um significado profundamente espiritual. “Embora a Eucaristia tenha sido instituída na Quinta-feira Santa, é no Corpus Christi que manifestamos publicamente nossa fé. A procissão com o Santíssimo é uma prática litúrgica e um testemunho da centralidade da Eucaristia na vida cristã”, explica o pároco da Catedral Metropolitana.
Fonte: cidadeverde.com