Em 2024, o setor movimentou R$ 561 milhões, segundo dados da FecomercioSP — um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior.
O turismo no Piauí atravessa um momento de transformação e crescimento. Em 2024, o setor movimentou R$ 561 milhões, segundo dados da FecomercioSP — um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior. O número é impulsionado por novos investimentos no setor hoteleiro, maior visibilidade dos atrativos locais e avanços na malha aérea.
Duas das novidades mais celebradas pelo trade foram o Monã Hotel, em Teresina, e o Koloa Concept Hotel, em Cajueiro da Praia, ambos completando um ano de operação neste mês de junho. Enquanto o Monã aposta no turismo urbano com arte, gastronomia e design local, o Koloa tem o litoral como ponto forte, oferecendo experiências voltadas ao lazer, à natureza e ao kitesurf.
“O Monã surgiu para preencher uma lacuna em Teresina. Hoje somos uma referência para quem busca hospedagem sofisticada com identidade cultural piauiense”, destaca Andrea Buna, proprietária do hotel, que tem 64 acomodações. “Queremos que cada vez mais brasileiros conheçam a capital além dos negócios.”
Já no Litoral, Guilherme Lago, do Koloa, vê o turismo de aventura como diferencial: “A região encanta pelo cenário, mas também pelas possibilidades. O kitesurf cresceu muito, e estamos apostando também na gastronomia com chefs convidados de outros estados.” O hotel tem 26 suítes e fica próximo da Rota das Emoções, circuito turístico que abrange ainda Jericoacoara (CE) e os Lençóis Maranhenses (MA).
Fonte: Diário do Grande ABC