Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

spot_img

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí.

Nesta sexta-feira, 18 de julho, o município de Canto do Buriti será palco de uma das maiores celebrações da cultura, produção e empreendedorismo do Sul do Piauí: o III Festival Melão e Mel. O evento ocorre na tradicional Arena do Povo e promete movimentar a economia local e atrair visitantes de toda a região. Somente em melão, foram mais de 30 mil toneladas produzidas nesta safra.

O secretário de Estado do Turismo, Daniel Oliveira, conta que esta festa comemora o potencial produtivo da região e a geração de emprego e renda. “São milhares de postos de trabalho diretos e indiretos gerados por meio da cadeia de produção de mel e melão. Com a festa, a cidade de Canto do Buriti atrai turistas de toda a região, o que também movimenta o comércio e a rede hoteleira”, considera.

Esta é a terceira edição do Festival (Foto: Maria Elvira Raulino)
Esta é a terceira edição do Festival (Foto: Maria Elvira Raulino)

Eliana Pinheiro, que representa a Itaueira Agropecuária, explica que a safra garante o emprego de até 1.200 funcionários. “Nossa safra é de 30 mil toneladas de melão em uma área plantada de 930 hectares. Abastecemos o mercado interno e todo o Brasil com a produção”, revela.

A programação é diversificada e valoriza as potencialidades do território, com destaque para a feira agropecuária, degustações de melão e mel, oficinas, palestras e vivências voltadas para temas como juventude, inovação e sustentabilidade. Além disso, o público poderá aproveitar shows culturais e atrações musicais que animarão a noite em clima de festa e valorização da identidade local.

O Festival é uma iniciativa que une tradição e desenvolvimento, promovendo a agricultura familiar, incentivando o empreendedorismo e fortalecendo a economia criativa. Com foco na valorização dos produtos da terra e na troca de conhecimentos, o evento se consolida como um importante espaço de integração entre produtores, estudantes, pesquisadores e a população em geral.

O III Festival Melão e Mel é gratuito e aberto ao público. A expectativa é de um grande público e de bons resultados tanto para os expositores quanto para os visitantes.

Apoios e patrocínio

O Festival Melão e Mel conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, Banco do Nordeste, Badespi e Sebrae, além do patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Fonte: pi.gov

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...

Produção de uvas passa por adaptação ao clima do sertão piauiense

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) realizou uma visita técnica aos municípios de Pedro Laurentino e São João do...