De peixe piau à vestido de noiva: estudantes trazem autoralidade, ancestralidade e excelência no 19º Piauilismo

spot_img

Na noite da última segunda-feira (16), o hall do Teresina Shopping, bairro Noivos, foi iluminado com a criatividade dos estudantes do Curso de Bacharelado em Moda Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em meio a muitos aplausos e gritos de euforia, a passarela do 19° Piauilismo brilhou com criações autorais dos novos nomes da moda desenvolvidos por meio da Universidade. O evento é produzido por estudantes da disciplina de Montagem de Desfile e Curadoria como atividade prática do currículo, o evento ocorre todo semestre e expõe peças criadas por estudantes das disciplinas de Projeto de Coleção 1 e 2.

Vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Miranda

Representando a Administração Superior, o vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Miranda, declarou que o desfile é um momento de parabenizar os estudantes da UFPI pelo seu empenho, assim como os professores e técnicos envolvidos direta e indiretamente na produção do Piauilismo.

“É um evento importante para mostrar o trabalho produzido na UFPI. Vamos poder atrair grupos de empresários que possam fortalecer as parcerias já existentes e fomentar também a possibilidade de novas colaborações. Com esse trabalho que os alunos apresentaram, vamos chamar a atenção da comunidade externa e esperamos fortalecer as nossas parcerias”, complementou o professor Edmilson.

Coordenadora do curso de Moda da UFPI, professora Simone Albuquerque

A coordenadora do curso de Moda da UFPI, professora Simone Albuquerque, explica que o evento conta com alunos de outros períodos do curso, atuando enquanto voluntários na organização e adquirindo o primeiro contato com o Piauilismo. Acrescenta que o desfile é também um momento de apresentar os novos talentos da moda ao mercado, por isso, executado em locais comerciais de alto fluxo da cidade.

Conforme afirma Simone, o tema deste ano, Futuro Ancestral, teve por objetivo aliar a produção dos estudantes ao que é pautado na Moda atualmente, especialmente em uma perspectiva de entender o papel dessa área do conhecimento em associar a evolução do mercado de vestuário e acessórios à sustentabilidade. “Hoje a moda é uma das indústrias que mais polui, por isso estamos buscamos criar uma moda mais lenta, que é chamada ‘slow fashion’, em busca de uma produção que polua menos o meio ambiente e que as pessoas fiquem mais conscientes sobre o descarte, sobre a compra dessas peças. Então, há um resgate do artesanato no sentido de valorizar tanto a cultura como aquela peça que ele está comprando”, conclui.

Passarela

O desfile teve início com a exposição de peças comerciais idealizadas e produzidas pelos estudantes do curso. As peças demonstram o talento e o profissionalismo cultivados pela Universidade por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que simultaneamente capacita os estudantes para atividades educacionais, artísticas e para o mercado de trabalho.

Pausa! Após a exposição das peças comerciais, a passarela foi tomada por uma apresentação de ballroom durante o intervalo que antecedeu o desfile das peças autorais. O Ballroom é um estilo que une desfile e dança vogue na passarela, com origem que remonta a casas de acolhimento e entretenimento para a comunidade LGBTQIANP+ negra e periférica dos Estados Unidos dos anos 1980.

De volta ao desfile, a dança continuou, com cada pedaço de tecido performando e ganhando aplausos e gritos da plateia. As peças autorais trouxeram as ideias, os estilos e as visões dos estudantes. Peças que remetiam à cultura otaku, valorizavam a natureza local do Piauí, abriam espaço para à diversidade e liberdade sexual e de gênero.

Inspirações

As temáticas foram diversas, moda otaku, lingerie, vestido de noivas, roupas de banho, estilos diversos costurados com técnicas diversas também, desde o crochê até o uso de quadro lenticular (aqueles quadros que tem na casa da vovó que uma imagem vira outra com o movimento). Tecidos leves e pesados, casacos, calças, vestidos, biquínis, roupa de academia. A diversidade de visões, ideias e estilos foi o fio condutor do desfile.

No Teresina Shopping, o Piauilismo permanece até o dia 18, com a exposição dos croquis e das peças apresentadas no desfile. Nela, você poderá conhecer um pouco mais sobre o processo criativo e as inspirações dos estudantes para a concepção das peças expostas produzidas. 

O 19º Piauilismo contou com a presença do pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), professor Emídio Marques; da pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Gardênia Pinheiro; do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), professor Rodrigo Veras; e da diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Eliana Alencar. 

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí. Nesta sexta-feira,...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...