Evento discute turismo e sustentabilidade como vetores do desenvolvimento responsável no Piauí

spot_img

O Simdetupi reúne especialistas, estudantes e gestores para debater soluções sustentáveis e valorização do potencial turístico do estado.

O Piauí sedia, nesta quarta (4) e quinta-feira (5), um dos mais relevantes encontros sobre turismo e sustentabilidade do Nordeste. Com o tema “Turismo e Sustentabilidade no Piauí: Caminhos para o Desenvolvimento Responsável”, o III Simpósio de Desenvolvimento Territorial do Turismo no Piauí (Simdetupi) reúne pesquisadores, estudantes, empreendedores e gestores públicos para discutir estratégias que aliem o desenvolvimento econômico à preservação ambiental e valorização sociocultural.

Realizado no Campus Poeta Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o evento traz à tona experiências exitosas em turismo de base comunitária, ações de conservação ambiental e iniciativas que buscam consolidar o turismo como vetor sustentável de crescimento no estado.

O secretário do Turismo do Piauí, Daniel Oliveira, ressaltou a importância de repensar a atividade turística sob uma perspectiva integrada e duradoura. “O Piauí tem um potencial turístico imenso, com riquezas naturais, históricas e culturais únicas. Nosso desafio é transformar esse potencial em desenvolvimento real para as comunidades, respeitando o meio ambiente e promovendo a inclusão. O Simdetupi é uma oportunidade fundamental para alinharmos estratégias e construirmos um modelo de turismo que seja, de fato, responsável e duradouro”, afirmou o gestor.

A diretora de Planejamento Turístico da Secretaria de Turismo (Setur), Samara Pereira, que representou o secretário na abertura do evento, também destacou o papel da gestão pública na estruturação de políticas eficazes. “Temos trabalhado para fortalecer a regionalização do turismo e desenvolver projetos que gerem impacto positivo nas comunidades. O Simdetupi é uma plataforma essencial para ouvir experiências, promover intercâmbios e avançar em soluções concretas para um turismo mais inclusivo e sustentável no Piauí”, disse a gestora.

Reprodução

Com programação prevista até esta quinta-feira (5), o evento inclui painéis temáticos, oficinas, exposições e visitas técnicas a destinos estratégicos. Entre os temas abordados estão o incentivo ao empreendedorismo local, o uso sustentável dos recursos naturais, políticas de valorização do patrimônio cultural e o fortalecimento dos principais polos turísticos do estado, como o Parque Nacional da Serra da Capivara, o Delta do Parnaíba e o litoral piauiense.

O III Simpósio de Desenvolvimento Territorial do Turismo no Piauí é promovido com apoio de universidades, órgãos governamentais e entidades do setor produtivo. A expectativa é que os debates e encaminhamentos resultem em novas diretrizes e ações para um turismo piauiense mais consciente, colaborativo e alinhado aos princípios do desenvolvimento sustentável.

Por: Ascom/Setur

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí. Nesta sexta-feira,...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...