Junho marca início da temporada no Delta do Parnaíba

spot_img

É o único das Américas que deságua em mar aberto.

Entre o Piauí e o Maranhão, o arquipélago que forma o Delta do Parnaíba é como veios de rios que abraçam florestas ao redor de ilhas fluviais.

E próximo a cada um deles tem um micro mundo a ser explorado, em meio a manguezais, igarapés e uma fauna que não costuma se esconder, como os guarás de intensos tons avermelhados, cuja pontualidade é atrativo turístico na Foz do Caju.

O pico da alta temporada na região costuma ir de julho a setembro, mas é a partir de junho que as chuvas dão uma trégua e suas águas são responsáveis pelas convidativas lagoas tanto no Maranhão como no Piauí, onde ficam os (ainda) desconhecidos Lençóis Piauienses.

Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba é o único das Américas que deságua em mar aberto, formado por cinco braços de rios que envolvem 73 ilhas fluviais: Barra do Igaraçu, das Canárias, Caju, Melancieiras e Tutoia.

“O delta é um labirinto mutante. Num dia está de um jeito, no outro, de outro jeito. Cada dia é uma coisa diferente, não tem como se estressar aqui”, conta o barqueiro Renato Conceição Sousa.

A 339 km de Teresina, no extremo norte do Piauí, Parnaíba éa Capital do Delta e também a principal cidade da região. É ali que ficam atrativos como o Porto das Barcas, centro histórico tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) com antigos armazéns, onde hoje funcionam lojas de artesanato, pontos de alimentação e agências de ecoturismo.

Já as atrações naturais mais conhecidas são a praia Pedra do Sal (leia mais abaixo), a única do município, e a Lagoa do Portinho, rodeada por dunas de areias brancas e com atividades como esportes aquáticos (caiaque e SUP) e passeios de quadriciclo, entre as cidades de Parnaíba e Luís Correia.

Lençóis Piauienses | Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

É na APA Delta do Parnaíba que fica o atrativo mais popular do destino, o encontro do Rio Parnaíba com o Atlântico, cujas areias formam piscinas naturais para banhos de água doce e salgada.

Essa Área de Proteção Ambiental criada há quase 30 anos abrange 10 municípios, em 3 estados brasileiros: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia (Piauí); Tutoia, Paulino Neves, Araioses e Água Doce (Maranhão); Chaval e Barroquinha (Ceará).

Do Porto dos Tatus, em Ilha Grande do Piauí, partem as embarcações que fazem os passeios de dia inteiro, passando por atrativos como as dunas da Caída do Morro, em Ilha Grande do Piauí, e a Ilha das Canárias, já no vizinho Maranhão.

Para mais tranquilidade, procure contratar passeios em voadeiras, barcos motorizados menores, com capacidade de até 14 pessoas.

No caso do Viagem em Pauta, por exemplo, esse passeio mais personalizado permitiu navegar com exclusividade o Igarapé do Guirindó, um braço cenográfico do Rio Parnaíba, próximo ao município de Araioses, no Maranhão.

Caída do Morro, em Ilha Grande do Piauí | Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

Praias

Para quem procura faixas de areia no menor litoral do Brasil, com apenas 66 km de extensão, a Praia de Atalaia, no município de Luís Correia (PI), tem ondas brandas e quiosques no calçadão à beira-mar.

Já a Praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia (PI), é endereço para a prática de kitesurf, na temporada de ventos fortes, entre agosto e dezembro, e de atividades como SUP, nos meses de ventos mais brandos.

A 15 km do centro de Parnaíba fica a Praia da Pedra do Sal, cujos 8 km de extensão são famosos pelo conjunto de rochedos de pedras que dividem a praia em dois setores: um com ondas fortes, frequentado por surfistas, e outro mais manso.

Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba | Foto: Chico Rasta/MTur / Viagem em Pauta

Lençóis Piauienses

Num primeiro momento, os campos de dunas rodeados por lagoas de águas cristalinas soam como algo familiar e a comparação com o vizinho é inevitável.

Mas nos Lençóis Piauienses, o Brasil recebe visitantes com um cenário ainda pouco conhecido para quem viaja pelo Nordeste.

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Defesa Civil intensifica monitoramento após chuvas intensas em diversas regiões do Piauí

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) monitorou de forma contínua as condições atmosféricas nas últimas 72 horas e, em consonância...

Rally Piocerá/Cerapió: com chegada em Teresina na próxima sexta (30), evento fortalece turismo e impulsiona economia do Piauí

O Piauí sediará, na próxima sexta-feira (30), em Teresina, a chegada do Rally Piocerá/Cerapió, um dos maiores eventos de rally/enduro do Brasil. A realização...

Polícia Militar do Piauí destrói armadilhas ilegais e devolve peixes ao rio durante Operação Piracema em União

A Polícia Militar do Piauí, por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), realizou nessa quarta-feira (21) mais uma ação da Operação Piracema no...

Inscrições para o maior concurso da Seduc-PI são prorrogadas; 4 mil vagas para professores

As inscrições para o concurso público para professor da educação básica estadual da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) foram prorrogadas até às 18h...