Morre a arqueóloga Niède Guidon, símbolo da Serra da Capivara e da arqueologia brasileira

spot_img

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (4), aos 92 anos, a renomada arqueóloga Niède Guidon, uma das mais importantes pesquisadoras da história do Brasil. A causa da morte não foi divulgada. Niède dedicou sua vida à arqueologia e à preservação do patrimônio pré-histórico nacional, sendo reconhecida internacionalmente por seu trabalho no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

Responsável por descobertas que revolucionaram a compreensão sobre a presença humana nas Américas, Niède Guidon desafiou paradigmas científicos ao apontar evidências de ocupações humanas com dezenas de milhares de anos no território brasileiro — muito além do que indicavam teorias anteriores sobre o povoamento do continente.

Seu legado vai além das escavações. Niède foi uma defensora incansável da educação, da cultura e do desenvolvimento sustentável no semiárido piauiense. Fundadora do Museu do Homem Americano e da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), ela foi peça-chave na criação e na gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara, transformando a região em um polo de turismo arqueológico, ciência e valorização cultural.

A morte da arqueóloga ocorre às vésperas das comemorações pelos 46 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara, marco do seu trabalho e um dos maiores tesouros arqueológicos do Brasil e do mundo.

Em nota, o Museu da Natureza, localizado na região do parque, destacou o papel transformador de Niède Guidon para a arqueologia e para a identidade cultural brasileira.

A Prefeitura de Coronel José Dias, município onde parte do Parque está situado, lamentou profundamente a perda e decretou luto oficial de três dias. Em comunicado oficial, a gestão municipal ressaltou que Niède foi “uma pessoa essencial e inesquecível na história do nosso município, do Brasil e do mundo”.

“Com coragem, visão e dedicação incansável, Dra. Niède foi a grande responsável por revelar ao mundo a grandiosidade arqueológica do nosso território, lutando com firmeza pela criação, preservação e valorização do Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio que transformou Coronel José Dias em referência turística.”

Niède Guidon deixa um legado imensurável à ciência, à cultura e ao povo brasileiro. Seu nome permanece gravado nas trilhas da Serra da Capivara e na memória de todos que reconhecem a importância da preservação do nosso passado para a construção do futuro.

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí. Nesta sexta-feira,...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...