Mostra Artística Dança Dirceu leva cultura e inclusão à periferia com recursos da PNAB

spot_img

Evento acontece nos dias 12 e 13 de junho, no Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu, com programação gratuita e diversificada.

Nos dias 12 e 13 de junho, das 18h às 20h30, o Teatro João Paulo II, localizado no bairro Dirceu, será palco da I Mostra Artística Dança Dirceu. Idealizado por Cristian Sousa, o projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult-PI), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). 

A Mostra tem como objetivo inspirar jovens, fortalecer a cena cultural da região e ampliar os espaços de expressão artística e inclusão social por meio da dança. Além disso, o evento busca impulsionar a economia criativa, estimular a geração de renda e promover talentos locais, funcionando como uma vitrine para novas produções e artistas emergentes. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.

Foto: Ascom Secult

As inscrições para as apresentações foram gratuitas, abertas a artistas independentes, grupos, coletivos e companhias da cidade de Teresina. Ao final do processo seletivo, 20 propostas foram escolhidas, sendo 50% delas de artistas residentes na região do Grande Dirceu, conforme os critérios estabelecidos pelo projeto. 

A Mostra surge da necessidade de democratizar o acesso à cultura e às artes em territórios periféricos, onde essas oportunidades ainda são escassas. Além de valorizar a produção artística local, o evento visa promover impacto social, especialmente entre crianças e jovens, ao mostrar que a dança pode ser um caminho legítimo de desenvolvimento pessoal e profissional. 

“Queremos que esses novos artistas acreditem que a dança é, sim, um caminho — e mais do que isso: é, sim, uma profissão!”, destaca Cristian, organizador do evento.

Programação 

A abertura será no dia 12 de junho, às 18h, com o espetáculo “Maria Bonita”, do grupo Redemoinho de Dança. 

No dia 13 de junho, às 16h, acontece a roda de conversa “Dança: Profissão”, com a participação de Datan Izaká, diretor do grupo Redemoinho de Dança, e Chica Silva, diretora do Balé da Cidade, de Teresina. 

Toda a programação será realizada no Teatro João Paulo II, localizado no bairro Dirceu. 

Secult

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí. Nesta sexta-feira,...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...