A piauí e a Netflix promovem debates com autores renomados na Flip 2025, de 31 de julho a 3 de agosto, em Paraty.
Pelo segundo ano consecutivo, a piauí e a Netflix se juntam na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorrerá de 31 de julho a 3 de agosto de 2025. O evento será realizado em um sobrado no Centro Histórico de Paraty, onde jornalistas da revista se encontrarão com escritores, cineastas e o público. A Esquina piauí + Netflix contará com um auditório, um espaço para café no jardim e uma exposição do filme O filho de mil homens, dirigido por Daniel Rezende e baseado na obra de Valter Hugo Mãe.
A programação inclui conversas com Ana Maria Gonçalves, autora de Um defeito de cor, e Valter Hugo Mãe, que estará no Brasil especialmente para o evento. O acesso será gratuito, com acomodação por ordem de chegada. A curadoria é de Alejandro Chacoff, editor de literatura da piauí.
Programação do Evento
Na quinta-feira, 31 de julho, as atividades começam com uma conversa entre a médica e escritora Ana Claudia Quintana Arantes e Angélica Santa Cruz (piauí), discutindo a transposição da medicina para a literatura. À tarde, Tiago Coelho e Gilberto Porcidonio debatem a cobertura pop na piauí, mediados por Luigi Mazza. O dia termina com um encontro entre Ana Maria Gonçalves e Livia Vianna, onde a autora lerá um trecho inédito de seu novo projeto.
Na sexta-feira, 1º de agosto, a programação inclui uma discussão sobre o conceito de furo de reportagem na piauí, com Ana Clara Costa, Allan de Abreu e João Batista Jr., mediados por André Petry. Em seguida, Sílvia Gomez e Alia Trabucco Zerán falam sobre a violência política sob a perspectiva feminina. O dia encerra com Valter Hugo Mãe, Daniel Rezende e Higia Ikeda discutindo a adaptação de O filho de mil homens.
Temas Relevantes
No sábado, 2 de agosto, o evento traz uma conversa sobre a história do piauí Herald, com Roberto Kaz, Renato Terra e Afonso Cappellaro, mediada por Mari Faria. O dia também contará com uma discussão sobre a vida de Abdias Nascimento, com Tulio Custódio e Alcino Leite Neto.
A Flip promete ser um espaço de diálogo e reflexão, reunindo vozes importantes da literatura e do cinema, além de proporcionar um ambiente acessível e acolhedor para o público.