Projeto de incentivo e promoção da prática da Capoeira é aprovado em Oeiras

spot_img

Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira, projeto de lei que dispõe sobre o incentivo à prática da Capoeira no município de Oeiras (PI).

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, na última segunda-feira, 30 de junho, o projeto de lei que dispõe sobre a salvaguarda, normas para proteção, promoção e incentivo à prática da Capoeira no município de Oeiras (PI).

Projeto de incentivo e promoção da prática da Capoeira é aprovado em Oeiras - Imagem 1

De autoria do vereador Letiano Vieira, o projeto é resultado de uma construção coletiva, realizada por meio de um diálogo aberto e colaborativo entre o parlamentar, o Instituto Cultural Oeirense de Capoeira -ICOC, e os coordenadores das diversas escolas de capoeira do município – entre eles, destacam-se o Contramestre Magro de Aço – Escola de Capoeira Raízes do Brasil; o Contramestre Paulo – Escola de Capoeira Quilombolas de Luz; o Professor Pompeu – Escola Pro Capoeira e o Professor Bolacha – Escola Integrando a Capoeira.

A parceria reforça o compromisso de diferentes atores locais na valorização e fortalecimento da capoeira, promovendo um espaço de diálogo, troca de experiências e ações conjuntas para preservar e divulgar essa importante manifestação cultural.

A aprovação do projeto de lei, que agora segue para sanção do executivo municipal, reconhece a Capoeira como uma manifestação cultural de valor histórico, educativo, social e formativo e visa garantir a preservação das tradições, promover a inclusão social, incentivar a prática saudável e fortalecer a identidade cultural de Oeiras. Além disso, a lei cria um ambiente favorável para o desenvolvimento de escolas de capoeira e profissionais locais, contribuindo para o fortalecimento dessa expressão cultural, e para o crescimento de uma comunidade mais unida e consciente de suas raízes.

Projeto de incentivo e promoção da prática da Capoeira é aprovado em Oeiras - Imagem 2

“Parabenizamos o vereador Letiano Vieira pela iniciativa e a Câmara Municipal de Vereadores pela aprovação dessa importante lei. Essa legislação reforça o orgulho de Oeiras – Piauí por sua história e tradições, ajudando a consolidar a capoeira como um símbolo de resistência, cultura e união. Ela também é fundamental para valorizar, proteger e promover a capoeira, garantindo que essa manifestação continue sendo uma parte viva, vibrante e essencial da nossa identidade cultura”, comemora o Professor Pompeu, da Escola Pro Capoeira.

Projeto de incentivo e promoção da prática da Capoeira é aprovado em Oeiras - Imagem 3
Projeto de incentivo e promoção da prática da Capoeira é aprovado em Oeiras - Imagem 4

Com informações e imagens de Meionews

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí. Nesta sexta-feira,...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...