Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira, projeto de lei que dispõe sobre o incentivo à prática da Capoeira no município de Oeiras (PI).
A Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, na última segunda-feira, 30 de junho, o projeto de lei que dispõe sobre a salvaguarda, normas para proteção, promoção e incentivo à prática da Capoeira no município de Oeiras (PI).

De autoria do vereador Letiano Vieira, o projeto é resultado de uma construção coletiva, realizada por meio de um diálogo aberto e colaborativo entre o parlamentar, o Instituto Cultural Oeirense de Capoeira -ICOC, e os coordenadores das diversas escolas de capoeira do município – entre eles, destacam-se o Contramestre Magro de Aço – Escola de Capoeira Raízes do Brasil; o Contramestre Paulo – Escola de Capoeira Quilombolas de Luz; o Professor Pompeu – Escola Pro Capoeira e o Professor Bolacha – Escola Integrando a Capoeira.
A parceria reforça o compromisso de diferentes atores locais na valorização e fortalecimento da capoeira, promovendo um espaço de diálogo, troca de experiências e ações conjuntas para preservar e divulgar essa importante manifestação cultural.
A aprovação do projeto de lei, que agora segue para sanção do executivo municipal, reconhece a Capoeira como uma manifestação cultural de valor histórico, educativo, social e formativo e visa garantir a preservação das tradições, promover a inclusão social, incentivar a prática saudável e fortalecer a identidade cultural de Oeiras. Além disso, a lei cria um ambiente favorável para o desenvolvimento de escolas de capoeira e profissionais locais, contribuindo para o fortalecimento dessa expressão cultural, e para o crescimento de uma comunidade mais unida e consciente de suas raízes.

“Parabenizamos o vereador Letiano Vieira pela iniciativa e a Câmara Municipal de Vereadores pela aprovação dessa importante lei. Essa legislação reforça o orgulho de Oeiras – Piauí por sua história e tradições, ajudando a consolidar a capoeira como um símbolo de resistência, cultura e união. Ela também é fundamental para valorizar, proteger e promover a capoeira, garantindo que essa manifestação continue sendo uma parte viva, vibrante e essencial da nossa identidade cultura”, comemora o Professor Pompeu, da Escola Pro Capoeira.


Com informações e imagens de Meionews