Quadrilhas juninas do Piauí brilham em festivais regionais e conquistam o pódio

spot_img

O último fim de semana foi de grandes conquistas para os grupos juninos do Piauí.

Quadrilhas juninas do Piauí brilham em festivais regionais e conquistam o pódio
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O último fim de semana foi de grandes conquistas para os grupos juninos do Piauí, que se destacaram em dois importantes festivais: o XV Festival Estadual de Quadrilhas Juninas (Fequajupi) e o Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste 2025.

Realizado nos dias 28 e 29 de junho, no Quadrilhódromo de Parnaíba, dentro da programação oficial do São João da Parnaíba, o Fequajupi reuniu as melhores quadrilhas do Piauí em uma verdadeira celebração da cultura nordestina.

A grande campeã foi a Quadrilha Explosão Estrelar, com o espetáculo “Promessa pra São João”, uma emocionante viagem pela simbologia do Bumba Meu Boi, marcada por promessas de amor, fé e resistência. Com figurinos impecáveis, coreografias envolventes e uma narrativa que conecta tradição e futuro, a apresentação da quadrilha teresinense encantou público e jurados.

A rainha da Explosão Estrelar, Jeciane Sousa, também foi destaque e recebeu o prêmio de Melhor Rainha do Piauí.

Na segunda colocação, também representando Teresina, ficou Luar do São João. O terceiro lugar foi para a Junina Lua de Prata, de Demerval Lobão. Em quarto lugar, ficou a Junina Lumiar seguida pela Rei do Cangaço, que ficou com a quinta posição, as duas quadrilhas são de Parnaíba.

Enquanto isso, fora do Estado, foi a vez da Quadrilha Luar do São João emocionar o público em Goiana (PE) durante o Festival de Quadrilhas Juninas da TV Globo Nordeste. Com o espetáculo “A Invenção do Matuto”, a quadrilha conquistou o 2º lugar geral, além do prêmio de Melhor Marcatriz, para Sheron Lumynes dando vida à Catirina em uma performance memorável.

A apresentação valorizou a figura do matuto nordestino como protagonista e inventor de uma rica diversidade cultural, exaltando elementos como o baião, o cordel, o xaxado, a arte santeira e as rendas, expressões que formam a identidade vibrante do povo do sertão.

As conquistas das quadrilhas juninas piauienses são fruto do talento, da dedicação e do apoio contínuo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio de programas como o Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que garantem recursos e fomento à produção cultural em todo o Piauí.

“As quadrilhas juninas são uma das expressões mais autênticas da nossa cultura popular. O Piauí tem se destacado nacionalmente graças ao talento dos nossos artistas e ao compromisso do Estado com políticas públicas de incentivo. Continuaremos fortalecendo esse movimento que orgulha o nosso povo e projeta o Piauí para o Brasil”, comenta Rodrigo Amorim, Secretário da Cultura.

Com informações de Secom Piauí

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí. Nesta sexta-feira,...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...