SALIPI 2025 amplia programação com cursos e oficinas de escrita criativa ministrados por grandes nomes da literatura

spot_img

O maior encontro literário do estado já tem data marcada: a 23ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI) será realizada de 6 a 15 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos, localizado nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com o tema “Ler e Escrever – Existir e Resistir”, o evento homenageia a professora Sueli Rodrigues e reforça seu compromisso com a formação de leitores, escritores e pensadores. 

Entre os destaques da edição deste ano está o retorno do Curso de Escrita Literária, que será oferecido gratuitamente e com emissão de certificado. Dividido em quatro módulos, o curso será ministrado por autores de grande relevância no cenário literário: Odorico Leal, Sara Síntique, Lívia Natália e Airton Souza. A proposta é promover a formação de novos escritores, oferecendo ferramentas práticas e teóricas para o desenvolvimento da escrita literária e da voz autoral. 

Outra grande novidade são as Oficinas Literárias, que chegam com o objetivo de transformar palavras em experiências criativas. Serão momentos de troca, experimentação e aprendizado com escritores de diferentes regiões do Brasil, como Leno Carvalho (PI), Felipe Franco Munhoz (RJ), Vitória Pilar (PI), Clara Mello (RJ/PI), Márcio Benjamin (RN) e Cristhiano Aguiar (PB/SP). 

Fonte: Piauí Hoje

Além da vasta programação cultural, o SALIPI já conta com presenças confirmadas de nomes de destaque no cenário nacional como Fabrício Carpinejar (RS), Milly Lacombe (RJ), Cleiton ao Nascimento (SP), Sônia Guimarães (SP), Lira Neto (CE), Paula Pimenta (MG) e Thalita Rebouças (RJ). A edição 2025 também contará com a presença da Monja Coen Roshi, um dos nomes mais aguardados pelo público. 

Para o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, o evento reforça o papel do Piauí como polo cultural e formador de leitores e escritores. “O SALIPI não é apenas um evento literário, é um movimento de valorização da educação, da arte e da cultura. É com grande alegria que apoiamos uma edição que amplia o acesso à formação literária e fortalece o protagonismo de autores piauienses e nacionais. Os cursos e oficinas desta edição são um marco na democratização do conhecimento e no incentivo à escrita como ferramenta de transformação social”, afirma o secretário.  

A 23ª edição do SALIPI é uma realização da Fundação Quixote e da UFPI, com patrocínio da CCOM, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Governo do Piauí. 

Secult

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí. Nesta sexta-feira,...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...