Semarh desenvolve uma série de ações ambientais durante o Festival de Inverno de Pedro II

spot_img

Foram doadas 2,2 mil mudas à prefeitura do município e plantadas 200 árvores frutíferas no Bosque do Turista, um dos principais pontos turísticos da cidade.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) vai desenvolver uma série de ações ambientais durante o Festival de Inverno de Pedro II para contribuir com a arborização e a sustentabilidade. Logo no primeiro dia do evento, nessa quinta-feira (19), foram doadas 2.200 mudas à prefeitura do município e plantadas 200 árvores frutíferas no Bosque do Turista, um dos principais pontos turísticos da cidade.

A atividade reuniu moradores, visitantes e equipes da Semarh e da prefeitura. Entre as árvores plantadas estavam goiabeiras, cajueiros e outras espécies adaptadas ao clima local.

Para Feliphe Araújo, secretário do Meio Ambiente, o momento simboliza mais do que um gesto ambiental. “Plantar é um ato de amor e de futuro. A Semarh tem trabalhado para levar ações de reflorestamento, educação ambiental e sustentabilidade para todas as regiões do estado, e Pedro II é uma cidade muito especial nesse processo”, destacou o gestor.

A ação teve um sabor ainda mais especial para a diretora de Licenciamento Ambiental da Semarh, Vitória Alzenir, que é natural de Pedro II. Emocionada, ela participou do plantio e escolheu uma goiabeira para deixar sua marca no bosque. “Plantar uma árvore na minha terra natal, durante um evento tão importante, é algo simbólico e muito significativo. É um reencontro com as raízes”, disse a gestora.

A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, também participou da ação e agradeceu o apoio constante da Secretaria do Meio Ambiente. “A parceria com a Semarh é muito importante para Pedro II. Eles não estão presentes apenas no festival, mas ao longo de todo o ano, com ações que impactam positivamente a nossa população e o meio ambiente”, afirmou a gestora.

Durante todo o festival, a Semarh estará com um estande montado na praça central da cidade, onde fará a distribuição de 10 mil mudas para moradores e turistas. A iniciativa reforça o objetivo da secretaria de promover a consciência ambiental e estimular o reflorestamento urbano e rural no estado.

Além das doações, o espaço da Semarh no evento também servirá como ponto de informação e educação ambiental, com orientações sobre preservação, descarte correto de resíduos e combate às queimadas ilegais. O Festival de Inverno de Pedro II segue até domingo (22), reunindo cultura, música, gastronomia e, agora, também, mais verde e cuidado com o meio ambiente.

Fonte: Ascom Semarh

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí. Nesta sexta-feira,...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...