Semarh realiza acolhimento de araras-vermelhas em Barras com apoio de cidadãos

spot_img

As aves foram levadas com segurança para Teresina, onde agora estão sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), por meio da Diretoria de Conservação da Biodiversidade, realizou o acolhimento de duas araras-vermelhas (Ara chloropterus) no município de Barras-PI. As aves chegaram à Semarh após o chamado de um cidadão que as encontrou à deriva em um terreno próximo a sua residência.

O morador recolheu as aves de forma voluntária e acionou a Semarh para a realização do devido manejo e a gerencia de fauna e equipe do Cetas de fauna realizaram a ação.

“Atitudes como a do cidadão que noticiou o recolhimento a Semarh demonstram que a consciência ambiental está crescendo. Quando a sociedade compreende que esses animais pertencem à natureza e não ao cativeiro, efetivamos um passo importante na conservação das espécies”, afirmou a gerente de Fauna, Danielle Melo.

As araras-vermelhas são aves nativas das florestas brasileiras e pertencem à família dos psitacídeos. Embora estejam listadas como “Pouco Preocupante” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie é considerada ameaçada em algumas regiões do país, principalmente devido à destruição de habitats e ao tráfico de animais silvestres.

Reprodução

As aves foram levadas com segurança para Teresina, onde agora estão sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). No local, elas passaram por avaliações clínicas e comportamentais e, posteriormente, serão submetidas ao processo de reabilitação. Após esse período de aptidão, poderão ser reintroduzidas à natureza.

A Semarh reforça que manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime ambiental, e que a participação da população é essencial para combater o tráfico e preservar a biodiversidade. Casos semelhantes, devem ser comunicados aos órgãos ambientais competentes. “Quando cidadãos reconhecem que esses animais não devem ser domesticados, mas sim protegidos, ajudamos a romper o ciclo do tráfico e fortalecer a convivência harmônica com a fauna”, complementou Danielle Melo.

Ascom Semarh

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí. Nesta sexta-feira,...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...