Sempi leva Projeto “Fios da Ancestralidade” aos municípios de Queimada Nova e Paulistana

spot_img

Projeto busca fortalecer o empreendedorismo feminino no Piauí

Em mais uma etapa do projeto “Fios da Ancestralidade”, a Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realizou a sensibilização nos municípios de Queimada Nova e Paulista na sexta-feira (6) e no sábado (7), respectivamente. Nessa etapa, as mulheres foram apresentadas aos objetivos do projeto e convidadas a participar, dialogando sobre afroempreendedorismo, identidade cultural e valorização da ancestralidade.

A coordenadora de Trabalho e Projeção Econômica da Sempi, Carla Viviane, destaca a importância da etapa de sensibilização do projeto. “Essa fase é muito importante porque é onde a gente vai apresentar o projeto para essas mulheres. Elas são convidadas para participar dessa capacitação e explicamos que, com esses cursos, elas vão poder trabalhar nessa área e poderão garantir a sua independência financeira, a sua autonomia”, diz.

A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Ayabás, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino no Piauí, reconhecendo a cultura negra como um caminho para a autonomia e a transformação social. “Além disso, temos a importância de preservar a cultura dessas mulheres. É a cultura da trança que está dentro das oficinas e elas são capacitadas para serem trancistas, há aulas de turbantes. Então, elas vão saber toda a importância da trança, toda a sua história e também vão garantir a sua autonomia econômica”, explica Carla Viviane.

Por meio do “Fios da Ancestralidade”, mulheres quilombolas de Teresina e de mais seis municípios do Piauí terão acesso à capacitação em embelezamento, incluindo cursos de Cabeleireira Afro – Terapia Capilar, Trancista, Turbante Afro e Workshop de Maquiagem Afro.

“O objetivo é promover oportunidades de geração de renda para mulheres quilombolas por meio de capacitações que valorizem a cultura negra. Com essas formações, elas poderão desenvolver seus próprios empreendimentos com técnica e confiança, conquistando autonomia econômica e financeira”, afirma a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.

 (Foto: Ascom Sempi)

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí. Nesta sexta-feira,...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...