Festival gratuito ‘Preto na Arte’ valoriza a produção cultural negra de Teresina com recursos da PNAB

spot_img

A arte negra e periférica de Teresina ganha ainda mais força com a realização do Festival Preto na Arte, projeto cultural idealizado a partir do solo de dança “Tudo Na Mão do Preto Vira Arma”, do artista Ark Dias, também diretor do festival. A iniciativa tem como missão promover a produção cultural de artistas negros e periféricos da capital piauiense, ampliando o acesso à arte nas comunidades e fortalecendo a identidade e a representatividade negra nos espaços culturais da cidade. 

Com foco na formação de jovens artistas negros, o Festival visa descentralizar a cultura, fomentar o protagonismo artístico das periferias e gerar oportunidades por meio da arte. Toda a produção do evento é realizada por profissionais negros e periféricos, garantindo não apenas a inclusão e a diversidade, mas também a criação de uma rede de valorização e reconhecimento dentro das próprias comunidades. 

A programação do Festival contempla diversas ações culturais em espaços públicos e escolares da Zona Norte de Teresina, incluindo oficinas, apresentações de dança, música, poesia e um Slam. As atividades serão realizadas de forma gratuita, reforçando o compromisso com a democratização da cultura e o fortalecimento da arte como ferramenta de transformação social.

Confira a programação: 

  • Oficinas – De 28 a 30 de maio, no espaço Francisca Trindade; 
  • Slam de Poesia – Dia 31 de maio, no Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos (Lagoa do Mocambinho); 
  • Espetáculos de Dança – Dias 5 e 6 de junho, com as apresentações: 
  • Na Cor do Drama, de Josivan Luzes; 
  • Só no Sapatinho, de Sammya Tamires; 
  • A Devolução dos Espelhos, de Kacio Santo. 

O Festival Preto na Arte reafirma seu compromisso com a ocupação dos espaços públicos pela arte, levando cultura a regiões muitas vezes marginalizadas no mapa cultural da cidade. Ao investir em ações de formação e circulação artística nas periferias, o projeto se consolida como uma importante iniciativa para o fortalecimento de políticas culturais inclusivas e acessíveis. 

O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/PI), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB/PI). A realização é do artista Ark Dias, com apoio do Ministério da Cultura. 

Fonte: Secult

spot_img

Popular

spot_img

Mas Notícias

Projeto “Piauí, destino que abraça você” promete movimentar o litoral com esporte, cultura e consciência ambiental

No período de 19 a 28 serão realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas e socioambientais. Com o objetivo de valorizar o litoral piauiense e atrair turistas...

Com produção de 30 mil toneladas de melão, Canto do Buriti se prepara para o III Festival Melão e Mel nesta sexta-feira (18)

Evento marca a forte produção agrícola e de extração de mel da região e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí. Nesta sexta-feira,...

Piauí comemora assinatura do Programa BR do Mar, que incentiva a navegação entre portos

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, participou da solenidade de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16). O Governo Federal assinou,...

Curso de trançado em palha de carnaúba acontece em Esperantina

As aulas já tem mais de 50 inscritos que buscam se aprimorar no trançado com palha de carnaúba. A Prefeitura de Esperantina, por meio da...